Comissão da ALMG derruba de pauta PL que autoriza retomada das obras do Hospital Regional em Teófilo Otoni
Quarta, 23 de Junho de 2021, 07h 46 min - FONTE: Rádio 98
A comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), retirou da pauta de votação, marcada para essa terça-feira (22), o projeto de lei que autoriza a aplicação da verba indenizatória do acordo da mineradora Vale do Rio Doce, no acidente ambiental em Brumadinho, em 2019.
A decisão por parte do presidente da comissão, o deputado estadual Hely Tarqüínio (PV), gerou revolta nos deputados governistas. A pauta está tramitando na assembleia legislativa desde março deste ano.
Sem a aprovação do PL, o governo Zema fica Impossibilitado de retomar as obras do Hospital Regional em Teófilo Otoni e outras obras no estado.
A AVIMUC, Associação dos Vereadores Independente do Vale do Mucuri, repudiou a decisão tomada pela Assembleia é disse que "mais de 1 milhão de habitantes serão beneficiados com a aprovação do PL".
O acordo foi fechado no valor de 11 bilhões de reais e é o segundo maior acordo acertado em decorrência de crime ambiental do mundo, ficando atrás apenas dos acertos na explosão da plataforma Deepwater Horizon, que ocorreu em abril de 2010, no Golfo do México, nos Estados Unidos - o maior derramamento de petróleo da história.