Usina Hidrelétrica de Aimorés
fará teste de sirene de emergência
Quinta, 27 de maio de 2021, 08h 46 min - FONTE: G1/Inter Tv
A Aliança Energia informou, nessa terça-feira (25), que fará teste de sirene da Usina Hidrelétrica de Aimorés, que fica no bairro Barra do Manhuaçu. A ação será realizada no sábado (29), às 15h.
De acordo com a empresa, o teste faz parte do Plano de Segurança e Alerta da Usina Hidrelétrica de Aimorés. Antes previsto para o dia 24 de abril, ele foi adiado por questões técnicas.
Segundo a Aliança Energia, a orientação é de que os moradores não precisam deixar suas casas ao ouvirem a sirene tocar. Cerca de 15 pessoas estarão em pontos estratégicos, nas cidades de Aimorés (MG) e Baixo Guandu (ES), para registrar a intensidade do som da sirene em cada ponto mapeado, utilizando equipamentos de medição de nível e pressão sonora.
O coordenador da usina, Adilison Melo, explicou que o objetivo é verificar as condições técnicas do equipamento, caso seja necessário acioná-lo em uma situação real.
"É importante ressaltar que essa sirene está associada ao Programa de Segurança e Alerta e aos alertas de enchentes no período de chuvas. De qualquer forma, as estruturas da Usina permanecem em condição normal de segurança”, disse.
A sirene soará com duração de um minuto e, caso necessário, pode se repetir por mais um, até atingir os parâmetros técnicos para a avaliação. A ideia é que as pessoas possam se familiarizar com o som emitido, além de ter a certeza de que a sirene irá cumprir com o seu objetivo de alertar a população.