Sexta, 28 de maio de 2021, 09h 46 min - FONTE: Aconteceu no Vale
O Presídio de Novo Cruzeiro I, no Vale do Jequitinhonha, está com o espaço reformulado. A unidade prisional ganhou muralha, portaria, salas administrativas, nova cela com dez vagas, refeitório, parlatórios e depósito para ferramentas usadas na horta. Além das áreas recém-construídas, todas as celas passaram por reformas, assim como as instalações elétricas e hidráulicas, e o pátio de banho de sol ganhou uma quadra. Estão incluídas na obra, ainda, a pintura dos ambientes, melhorias na iluminação e instalação de letreiro e concertinas.
Os esforços se deram, em conjunto, pela sociedade civil, Prefeitura Municipal, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Judiciário da Comarca, que investiu R$ 155 mil provenientes de verbas pecuniárias.
“O cidadão que violou a lei voltará à sociedade. Precisamos reduzir os impactos do retorno desse egresso ao convívio comum e fazemos isso por meio do modelo de ressocialização hoje apresentado, arquitetado através da participação coletiva”, disse o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, Jeferson Botelho, presente na solenidade de inauguração dessa quarta-feira (26/5).
Nesta semana, para ampliar as melhorias, a unidade também recebeu uma viatura modelo Renault Duster e um kit conforto – contendo geladeira, ar-condicionado, forno micro-ondas e bebedouro. Os itens que visam auxiliar e dar mais qualidade ao trabalho da Polícia Penal foram entregues, simbolicamente, em solenidade realizada em Teófilo Otoni, na terça-feira (24/5).